domingo, 10 de novembro de 2013

Mistérios do Universo

Publicada em 1597, esta é a primeira obra de Kepler como astrónomo. Com o título orginal de "Prodromus disserationum cosmographicarum continens mysterium cosmographicum de admirabili proportione orbium celestium deque causis coelorum numeri, magnitudinis, motuumque periodicorum genuinis et propiis, demonstratum per quinque regularia corpora geometrica" (O precursor das aberturas dos cosmógrafos aproxima o mistério cosmográfico de proporção admirável dos corpos celestes para as causas do número de firmamentos, de grandeza, e de movimentos periódicos, demonstrado através dos cinco corpos geométricos regulares),é mais conhecida como "Mysterium Cosmographicum" (Mistérios do Universo).
Neste trabalho, Kepler defende que o número de planetas e a dimensão das suas órbitas podiam ser facilmente compreendidas se se tivesse em conta a relação entre os cinco sólidos regulares (cubo, tetraedro, dodecaedro, icosaedro e octaedro) e as esferas planetárias.

O esquema de Kepler era o seguinte:


Neste esquema os raios das sucessivas esferas estão mais ou menos na mesma proporção que as distâncias médias ao Sol no sistema de Copérnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário