quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Segunda lei de Kepler (lei das áreas)

“ O segmento de reta imaginário que une o centro do Sol ao centro do planeta descreve áreas proporcionais aos tempos gastos para percorre-las”

Você já ouviu falar na Segunda Lei de Kepler? E na Lei das Áreas? Embora muita gente não conheça, Kepler foi um dos primeiros cientistas a se interessar pelas relações matemáticas entre as órbitas dos planetas. E como já falamos na publicação anterior, em sua primeira lei ele afirmou que “todos os planetas se movem em orbitas elípticas tendo o Sol como um dos focos”. Esse formato elíptico faria com que quando estivesse mais próximo do sol o planeta tivesse seu movimento acelerado (há um aumento da velocidade), enquanto que nos períodos de maior distância do sol ele teria seu movimento retardado (há uma diminuição da velocidade).
Já na segunda lei Kepler afirmou serem que “a linha imaginária que une o Sol à um planeta varreria áreas iguais em períodos de tempos iguais”. Essa lei ganhou o nome de Lei das Áreas e é observada facilmente em se considerando a conservação da quantidade de movimento (dada por L = m.v.r).

Para melhor entender essa lei, veja esse vídeo no Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário